Com os portugueses em boa parte recolhidos em casa, devido à propagação da doença Covid-19, a forma de ver concertos ou peças de teatro alterou-se: agora, o consumo é via internet. Há já festivais de música a decorrer com concertos via Instagram, a partir das casas dos músicos, e também no teatro começam a multiplicar-se as iniciativas que visam oferecer aos espetadores a possibilidade de assistir a peças online e à distância, já que as salas foram encerradas.

Como permanecer são, sem sair de casa, e mantendo uma vida cultural ativa?Peças de teatro, sessões de cinema, concertos, visitas a museus, sessões educativas, jogos e treinos físicos personalizados online, são apenas algumas das sugestões.

1. Encontre-se virtualmente com os seus amigos

Pode usar as chamadas por Skype, o Google Hangount ou a aplicação Houseparty e combinar uma happy hour com os seus amigos. Ou ir mais longe e agendar sessões de karaoke, noite de jogos, realizar um clube de leitura virtual ou até verem um filme em conjunto, sempre cada um na sua casa. 

2. Exercite em casa

São muitas as possibilidades para fazer exercício em casa. Relaxe a mente e faça exercício uma aula de ioga com Yoga With Adriene, por exemplo, faça o download da aplicação Peloton (agora gratuita por 90 dias) ou pesquise no YouTube por aulas de diversos tipos de exercícios diferentes. 

Segundo os especialistas, realizar atividade física é fundamental para manter a saúde e o equilíbrio físico e mental em tempos de quarentena. 

Na maior parte dos casos, não é necessário qualquer equipamento. Só precisa de reservar um espaço nasua casa e alguma motivação. As cadeias de ginásios Holmes PlaceFitness Hut,  Go Fit ou Kalorias em casa já têm disponíveis treinos em vídeo e aulas em direto, através das suas páginas oficiais de Instagram. 

No Instagram são muitas as opções para manter a forma. Há também personal trainers e personalidades a partilhar com os seguidores os seus hábitos saudáveis e a dar aulas gratuitas em direto.

3. Tarefas domésticas enquanto ouve podcasts

Enquanto fica em casa e faz as tarefas domésticas, aproveite para manter-se atualizado com podcasts. Existem muitos podcasts de diversas áreas diferentes. Pode pesquisar e descobrir novos podcasts em plataformas como o Spotify ou o Apple podcasts.

4. Termine o livro que está por acabar

Aproveite o tempo em casa para pôr a leitura em dia e explorar novos livros. Se tiver oportunidade, crie um recanto de leitura na sua casa, com uma cadeira confortável, cobertores e a iluminação perfeita.

Pode fazer download de e-books nos sites da editora Leya, da Biblioteca Digital Camões ou do arquivo digital da Biblioteca Nacional. Na Biblioteca Livros Digitais, um projeto do Plano Nacional de Leitura Ler+, encontra livros para crianças e adultos, e ainda vídeos explicativos e materiais de apoio sobre cada obra.

Chiado Books criou o projeto Chiado Play, para promover lançamentos e pré-lançamentos de livros transmitidos em direto a partir da casa dos autores. Na página oficial da editora pode ainda encontrar livros gratuitos, no separador StayHome Books.

5. Teatro sem sair do sofá

TEATRO D.MARIA II

‘D. Maria em Casa’ é o nome da iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, com transmissões online de peças de teatro, todas as sextas e sábados, às 21h, na Sala Online do Teatro, criada para o efeito. A iniciativa estende-se também ao Instagram e ao Facebook, com apontamentos sobre a ‘casa-mãe’ e a sua atividade. Em paralelo, o teatro desafia igualmente o público a fazer leituras ou a revisitar cenas teatrais famosas e a partilhá-las nas redes sociais.

O calendário com os espetáculos que podem ser vistos online vai sendo revelado em www.tndm.pt.

TEATRO ABERTO

O Teatro Aberto, em Lisboa, vai apresentar online seis peças representadas nas suas temporadas com o projeto ‘Teatro em Casa’, disponível até 29 de abril. Pode assistir às peças de teatro às 21h00, na página oficial do teatro, em www.teatroaberto.com.

TEATRO DO NOROESTE

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, também vai disponibilizar todos os dias, até 9 de abril, uma peça de teatro diferente no canal de Youtube da companhia.

6. Cinema em casa

MEDEIAS FILMES

Se prefere cinema, a Medeia Filmes vai disponibilizar gratuitamente três filmes por semana, às terças, quintas e sábados. Os filmes ficam disponíveis no site oficial, das 12h00 às 00h00 do dia seguinte.

7. Concertos online

O #FestivalEuFicoEmCasa, está a acabar, mas ainda pode acompanhar dezenas de artistas portugueses, que estão a transmitir concertos de meia hora, através das suas páginas pessoais no Instagram. Os concertos vão acontecer até 22 de março. 8 artistas, seis dias e 40 horas de música. 

8. Natureza pela TV

OBSERVATÓRIO DO MAR DOS AÇORES

Se está sem ideias para entreter os mais novos, as sessões educativas e interativas sobre o ambiente, podem ser uma opção. O Observatório do Mar dos Açores criou o projeto #EuMergulhoEmCasa e todos os dias vai adaptar uma atividade para que possa ser feita à distância. Serão abordadas seis temáticas ao longo de seis semanas.

NATUREZA PORTUGAL

Como salvar o planeta sem sair de casa? Que espécies de cavalos-marinhos existem em Portugal? Queres seres um líder ambiental? Estes são alguns dos temas das sessões online e gratuitas sobre o ambiente, que a Associação Natureza Portugal vai disponibilizar, entre 24 de março e 6 de abril. Para se inscrever só tem de escolher a sessão que prefere, na página oficial da associação.

9. Visitar museus ou passear por aldeias históricas

Se o plano ideal de fim de semana é visitar um museu ou passear por um lugar que ainda não conhecesaiba que há centenas de visitas virtuais a museus um pouco por todo o mundo e até aplicações que lhe permitem entrar dentro de igrejas em várias cidades e vilas portuguesas.

A biblioteca interativa Google Arts & Culture integra 57 palácios e museus portugueses classificados como as “Maravilhas de Portugal”. O projeto Portugal em 360º permite-lhe explorar o país, visitar igrejas e outros espaços e ver de perto locais classificados como Património da Humanidade.

No site oficial do Governo dos Açores pode explorar alguns dos locais mais famosos do arquipélago, como o Museu da Graciosa, o Museu Regional de Angra do Heroísmo ou o Museu do Pico.

Se preferir viajar sem sair do lugar, Google Art & Culture dá-lhe ainda a possibilidade de explorar mais de 500 museus e galerias em todo o mundo, como é o caso do Museu Vang Gogh, em Amesterdão, do British Museum, em Londres, ou o Guggenheim, em Nova Iorque.

Na página do Instagram fica.em.casa pode encontrar mais recomendações sobre o que fazer em casa durante o período de quarenta, desde sugestões de músicas, séries, filmes e até receitas para testar os seus dotes culinários.