Nos últimos dias, as notícias sobre empresas que iniciaram despedimentos têm aumentado. Há uma desorientação geral no que é pedido às empresas e profissionais para mudarem a sua lógica de trabalho, praticando a responsabilidade, a empatia, o foco no bem coletivo, e depois a realidade financeira.

À medida que a Economia muda como resposta à crise do covid-19, encontrar empresas que estejam a contratar será primeiro desafio. 

Uma dica profissional: procure empresas que já são conhecidas por contratar trabalhadores remotos. Foi a pensar nisso, que este artigo reuniu as principais dicas e sites para avaliar oportunidades de carreira com foco no trabalho à distância, online.

Avalie a sua disponibilidade

Tente perceber quantas horas por semana você pode dedicar a um emprego remunerado, enquanto conta também com algum tempo para o ócio, para a família e para si mesmo. Se tiver os seus filhos em casa, como é provável, neste momento, perceba qual a melhor forma de conjugar os horários de todos para que possa antecipar eventuais conflitos.

Depois, pense em si.

1. Pense no seu conjunto de mais valias

  • Está à procura de um emprego que exija mais ou menos formação?
  • Prefere algo que o ajude a aumentar ou manter a sua experiência de carreira?
  • Prefere algo diferente do que tem feito até agora?

Reveja o seu percurso profissional e a experiência adquirida antes de escolher apresentar a sua candidatura.

2. Organize-se

  • Tem um espaço de escritório separado para trabalhar?
  • Tem todas as ferramentas de que necessita? (computador, tablet, um bom serviço de internet, impressora, cadeira de trabalho, etc.)
  • Precisa de ajuda de um familiar, amigo ou contratar um serviço para ajudar com as crianças?

Pense nas tarefas que terá para fazer e avalie a sua capacidade de resposta.

3. Procure oportunidades

Depois de decidir quanto tempo pode dedicar, qual o tipo de trabalho que deseja e a forma de o concretizar, comece a procurar oportunidades.  Considere o contacto com ex-colegas de trabalho e partilhe a sua experiência em fóruns e redes sociais que estejam associados à sua especialidade de trabalho.

Para outras oportunidades, verifique sites focados em trabalhos de meio período, de hora a hora ou remotos, como FlexJobs ou Fiverr . Também é possível conseguir algum dinheiro extra com pesquisas on-line .

4. Faça uma gestão do seu tempo ativo e psicológico

Estruture o seu dia para o sucesso. Maximize a eficácia do seu tempo em casa estruturando-o de maneira diferente de um dia de trabalho típico. Escolha um horário que funcione melhor para si, com base nas reuniões necessárias e nos níveis de energia.

Em seguida, defina uma a duas tarefas que deseja realizar durante esse período. Podem ser tarefas que requerem uma hora ou mais de atenção ininterrupta ou áreas que requerem simplesmente um pensamento estratégico ou mais criativo. 

Estabeleça limites com os outros. Para manter o seu ritmo, seja claro com as pessoas que podem ver os seus dias de trabalho em casa simplesmente como dias em que está em casa.

Explique aos amigos, familiares e outros conhecidos que os dias em que você trabalha remotamente não são oportunidades para atividades não relacionadas com o trabalho. 

Por exemplo, se estiver em casa com seu cônjuge, partilhe “Estou planear estar no meu computador das 8 às 13 horas de hoje. Falamos ao almoço e trocamos à tarde” Normalmente, quando define expectativas e as mantém, as pessoas compreendem, em vez de assumir que estará sempre disponível. 

5. Garanta que tem tudo o que precisa para fazer o trabalho

Depois de escolher qual o trabalho específico que vai realizar, há um conjunto de perguntas que deve fazer, conforme já partilhámos no artigo Teletrabalho para líderes e a gestão do tsunami económico em Portugal .

  • Tenho a tecnologia necessária ou tenho acesso a ela? 
  • O meu computador, tablet ou smartphone podem trabalhar facilmente com os softwares da organização com que vou colaborar? 
  • Há algum software padrão que preciso para poder trabalhar, fazer teleconferências, enviar informação, etc.? 

Do lado das empresas, pode haver riscos que o trabalho remoto pode implicar, colocando a segurança de todos em causa. Quando estamos todos ligados às infraestruturas da empresa a partir de casa, é preciso manter ou reforçar a segurança dos colaboradores e a infraestrutura da empresa, para não abrir portas aos hackers. Os ataques de phishing são muito comuns (exemplo: a compra online de máscaras de proteção)

O reforço do teletrabalho significa, que haverá mais dados em circulação e mais utilizadores ligados.

Os Prós em conseguir um teletrabalho:

  1. Sem deslocações: não há trânsito ou deslocações nos transportes públicos que não cumprem horários;
  2. Trabalhe em qualquer lugar: pode trabalhar literalmente em qualquer lugar. Com a pandemia, em qualquer lugar da casa, mas quando a normalidade retomar, algumas pessoas optam por trabalhar em países diferente de x em x meses.
  3. Tempo em família: se tem filhos, terá mais tempo para passear com eles. Obviamente, não deverá deixar que eles invadam o seu espaço e tempo de trabalho mas a flexibilidade do trabalho permite mais tempo para a família (ou animais de estimação).
  4. Custos reduzidos: para além da diminuição dos custos com transportes, também pode dizer adeus aos almoços de 10€ ou 15€ e dizer olá ao supermercado otimizando despesas.
  5. Menos stress e distrações: pode finalmente livrar-se daqueles colegas que “se plantam” no seu posto de trabalho e lhe roubam a concentração . 

Mas calma… existem algumas desvantagens em trabalhar remotamente e deverá estar atento. (Pode ainda complementar este artigo com a leitura de: Teletrabalho: os desafios do aparente trabalho flexível)

Os Contras em conseguir um teletrabalho:

  1. Solidão: Trabalhar em casa sozinho é um bom caminho para a tristeza. Trabalhar 5 dias por semana completamente sozinho não é bom. Saia de casa sempre que possível. Nesta altura de confinamento, limite-se a pequenos passeios higiénicos com os filhos, com o seu animal doméstico ou a exercício físico.
  2. Excesso de trabalho:  Na prática, muitas pessoas misturam a vida doméstica e a vida profissional, resultando num dia interminável de trabalho. Não adote estes maus hábitos.
  3. Trabalho insuficiente: Se não for disciplinado e auto-confiante, poderá ver a produtividade a cair quando trabalha remotamente. Utilize ferramentas para se manter em contacto com a sua supervisão, se precisar desse apoio.
  4. Sem “momentos descontraídos em grupo”: algumas pessoas defendem que a criatividade e as ideias inovadoras podem surgir em momentos inesperados no trabalho, quando colegas conversam de forma mais descontraída. Procure fomentar a troca de opiniões e partilha de experiência com os seus colegas, mesmo que à distância.
  5. Atividades sociais da equipa limitadas:  até à chegada da pandemia apenas 10% da força de trabalho era remota sendo que algumas empresas são parcialmente remotas. É importante encontrarem-se formas de não descurar o “espírito de grupo”.

O trabalho remoto não é para todos, algumas pessoas evoluem e produzem mais em ambiente de escritório e outras tem mais sucesso remotamente. Não é uma receita para todos. Mas, com a pandemia e o estado de emergência, deixou de ser uma opção pelo que se torna ainda mais importante seguirmos as boas práticas e evitar os constrangimentos.

O regime de teletrabalho encontra-se devidamente legislado no Código do Trabalho, dos artigos 165 ao artigo 171, em Portugal.

Aqui define-se que para que o teletrabalho possa ser realizado, é necessário que exista a celebração de um contrato escrito. No documento deve constar que tipo de prestação de serviços está acordada entre a empresa e o trabalhador.


Mas afinal, onde pesquisar vagas de teletrabalho?

Existem inúmeros sites com vagas de emprego. Seleccionámos 30 que têm maior oferta, na área do teletrabalho.

1. FLEXJOBS

O FlexJobs tem mais de 50 categorias de teletrabalho com opções de part-time ou full-time, com carreiras remotas que variam do nível básico ao executivo. Atualmente, o quadro virtual de empregos tem mais de 20.000 anúncios de teletrabalho

2. REMOTE.CO

O Remote.co tem listagens que incluem funções de atendimento ao cliente, oportunidades de design, tarefas de programador, funções na área de recursos humanos, tarefas de vendas e outros trabalhos remotos (incluindo gestores ou profissionais de marketing). O quadro de tarefas virtuais do Remote.co também permitir pesquisar ou navegar por tipo de trabalho.

3. INFOJOBS

Com foco no mercado brasileiro é uma das maiores plataformas para pesquisar vagas, se tiver interesse em trabalhar com o mercado brasileiro. Deve aceder à plataforma de empregos do Infojobs, criar um perfil e fazer o login. Tem a opção de teletrabalho e pode ajustar as definições para receber vagas adequadas ao seu perfil.

4. ZAASK

Desenvolvido por portugueses é uma plataforma em que os freelancers podem encontrar trabalhos. A oferta de teletrabalho não é o foco, mas pode ser útil se desejar trabalhar por conta própria. Este é o site certo caso deseje rentabilizar o seu talento.

5. JUSTREMOTE

O JustRemote dedica-se à ao teletrabalho permitindo que os candidatos a emprego encontrem vagas de forma rápida e fácil. Cobre muitos setores de trabalho, incluindo cargos de Gestão, Marketing, Design, RH e Apoio ao Cliente. 

6. VIRTUAL VOCATIONS

O quadro de empregos do Virtual Vocations foi iniciado por uma mãe que partilha vagas e um blog com ótimas dicas.

7. PANGIAN

A Pangian tem uma oferta robusta de vagas para trabalho remoto, incluindo desenvolvimento web, design de UX, criação de conteúdo e marketing digital. Oferece também oferece aos utilizadores a opção de iniciar uma conta e participar na sua comunidade on-line.

8. WE WORK REMOTELY

Com um layout simples e direto, o site oferece opções abrangentes de teletrabalho, desde atendimento ao cliente, design web até programação. O We Work Remotely tem cerca de 130.000 utilizadores mensais. 

9. REMOTIVE

Remotive é um site com ofertas bi-mensais para candidatos a emprego interessados ​​em trabalhar remotamente, além de notícias e dicas sobre como ser contratado em teletrabalho e a vida como nómada digital. 

10. SKIP THE DRIVE

Apresenta-se como uma ferramenta simples, sem obrigatoriedade de registo, para pesquisa de oportunidades de trabalho remoto, online ou a partir de casa, em part-time ou full-time.

11. REMOTE OK

O Remote OK é um site de trabalho remoto com vários filtros para atingir as ofertas desejadas. Você pode filtrar os trabalhos publicados por recrutadores, por nível de experiência (júnior, sénior etc.), por tipo de trabalho (vendas, marketing, design, desenvolvimento e muito mais) ou mesmo pela sua maior ou menor relação com a tecnologia.

12. WORKING NOMADS

Working Nomads é um site dedicado à curadoria de trabalhos remotos com envios automáticos para o seu email. Pode escolher envios diários ou semanais.

13. JOBSPRESSO

O Jobspresso apresenta uma ampla gama de trabalhos selecionados de tecnologia, marketing, suporte ao cliente e muito mais. Pode procurar vagas no quadro de empregos virtual e publicar o seu currículo para ser pesquisado e visto pelos potenciais empregadores.

14. EUROPE REMOTELY

Se é um candidato a emprego que procura trabalhar remotamente nos fusos horários europeus veja este site: EuropeRemotely. E aceda a uma listagem de empregos cheia de ofertas relevantes no espaço europeu.

Trabalhos com foco em Tecnologia

15. JOBSCRIBE

O Jobscribe é um site que envia emails diários para os candidatos especialmente focado em startups de tecnologia . Web designers, programadores web, designers de aplicações móveis e profissionais de marketing digital podem especificar o seu foco e receber ofertas direcionadas de trabalho remoto.

16. WFH.IO

O Wfh.io concentra-se exclusivamente trabalhos digitais e técnicos remotos. 

17. POWERTOFLY

O PowerToFly concentra-se na audiência feminina para teletrabalho. O site foi iniciado por duas mães especialistas em tecnologia com o objetivo de tornar realidade os sonhos de outras mulheres nómadas digitais.

18. LANDING.JOBS

Embora o Landing Jobs não tenha uma grande quantidade de oportunidades de trabalho técnico, permite filtrar a sua pesquisa por trabalhos totalmente remotos ou parcialmente remotos.

19. DRIBBBLE

O Dribbble é mais conhecido como um site para web designers freelancers partilharem os seus portefólios, mas também tem um recurso menos conhecido de listagem de empregos. Há um guia de localização na parte superior do ecrã, onde pode selecionar a opção “remoto / em qualquer lugar” e avaliar as ofertas de teletrabalho.

Encontre trabalhos remotos ajustados às suas qualificações.

20. TOPTOTAL BUSINESS

A Toptal Business concentra-se em ligar consultores de negócios a freelancers com oportunidade de trabalho. 

21. FIVERR

Fiverr é um site útil para encontrar os seus primeiros trabalhos como freelancer e criar um portfólio rapidamente. O site concentra-se em “micro-trabalhos” e também permite adicionar as suas características técnicas para ser encontrado.

22. UPWORK

O Upwork apresenta listas de trabalhos remotos para freelancers em categorias como: assistentes virtuais, programadores de aplicações móveis e copywriting. Empresas como Zendesk, Dropbox e Airbnb usam o site para contratar freelancers remotos.

23. FREELANCER.COM

O Freelancer.com afirma ser o “Maior Mercado de Outsourcing do Mundo”, e está repleto de oportunidades para freelancers remotos. 

24. Appen 

25. Lionbridge

26. VIPKID

26. Liveops

28. Working Solutions

29. EF – Education First

30. SYKES

Independentemente das suas qualificações, histórico ou necessidades, existe um trabalho para si.