Sobre o TeletrabalhoWeb
Estamos todos expostos ao trabalho remoto ou trabalho feito à distância, online, o vulgarmente dito “teletrabalho” semanalmente, se não diariamente, podendo ser feito a partir de casa, de qualquer lugar.
O teletrabalho é uma nova forma de trabalho flexível, decorrente das evoluções tecnológicas observadas nos últimos tempos. Com o desenvolvimento da informática e a introdução das telecomunicações nas relações de trabalho, o teletrabalho ganha cada vez mais espaço.
Quer trabalhe a partir de casa ou num espaço de trabalho conjunto, o email, live-chat, redes sociais, a exposição tecnológica aproxima os trabalhadores a formas de trabalho remoto.
Se por um lado, a geração milénio lidera a preferência pelo teletrabalho, valorizando flexibilidade e local (Relatório de Pesquisa 2018 da Deloitte), a realidade é que o impacto do trabalho remoto pode estar relacionado com questões de saúde, nomeadamente uma epidemia ou pandemia, como aquela que neste 2020 está a afetar o mundo.
Este site, surge para responder às ansiedades profissionais de quem, for motivos de força maior – profissionais ou escolha voluntária – realiza as suas funções profissionais à distância e precisa de soluções.
O mundo assiste hoje à integração e à implementação de novos meios que permitem uma maior rapidez e eficácia na troca de informação.
Num escritório está definido qual é horário de trabalho.
Quando se trabalha a partir de casa, ou num café, o trabalho adquire uma compreensão diferente : Ausência de limites de quando o trabalho começa e quando termina; Quando trabalha em casa, as pessoas ao seu redor, família e amigos, podem assumir que está mais livre, mesmo estando profundamente envolvido no trabalho.
Não bastantes ferramentas adequadas. Existem mudanças comportamentais que as organizações e pessoas precisam de fazer para que o trabalho remoto seja bem-sucedido.
As três principais razões pelo qual as pessoas valorizam o trabalho remoto, são:
1. Liberdade e flexibilidade
2. As deslocações são desnecessárias, pelo que otimiza o tempo.
3. Aumenta a produtividade
Graças a Slack , Zoom , Google Hangouts , G Suite , Office 365 , Evernote, e muitas outras novas ferramentas de colaboração em nuvem, há muitas opções.
Há várias ideias interessantes sobre as vantagens e a melhor forma de trabalhar remotamente.
- Vantagens de trabalhar a partir de casa:
- Diminuição do stress
- Aumento do bem-estar;
- Maior disponibilidade para a família;
- Não terá de procurar lugar de estacionamento;
- Diminuição de despesas;
- Possibilidade de ser o seu próprio patrão;
- É possível trabalhar sem interrupções;
- Pode controlar o seu ritmo de trabalho;
- Fica com mais tempo livre;
Quanto menor a empresa, maior a percentagem de trabalhadores remotos. As grandes empresas são mais propensas a ter escritórios, cultura organizacional mais delineada, processos e políticas que tornam o trabalho remoto mais desafiador do que para empresas menores e mais ágeis.
Trabalhar à distância online tem desvantagens: os desafios
O acesso a redes dentro e fora das empresas; a videoconferência em rede local; a utilização partilhada de documentos em tempo real e a redistribuição de chamadas telefónicas são alguns exemplos destas novas tecnologias.
Principais desafios:
- Comunicação
- Oportunidades sociais
- Solidão e isolamento
- Estabelecendo limites
- Interação orgânica
- Visibilidade
- Fusos horários
- Encontros
- Cultura da equipe
- Motivação
- Operações
- Pulso da equipe
- Problemas técnicos
Para quem trabalha à distância online, não pode perceber as expressões não verbais, não pode agendar uma reunião presencialmente, não têm o privilégio de ver as pessoas no trabalho e interagir com elas, beber café ou almoçar com um colega para troca de ideias, ou “beber um copo” após o trabalho para socializar. A construção da comunidade é muito importante.
Com o teletrabalho, as suas funções precisam de ter mais propósito, e também de ter uma melhor planificação, assim como a forma como pretende comunicar.
Não é surpresa que o principal desafio do trabalho é a distância.
Trabalhar à distância pode significar trabalhar de forma independente, todos os dias, sozinho. Ou, sentado silenciosamente, entre estranhos em cafés e espaços de coworking. Pode tornar-se solitário e repetitivo, e as pessoas podem sentir-se isoladas e sozinhas.
Temos todos de reaprender: Procure estar atualizado sobre o que se passa, mas limite a sua exposição a notícias que possam aumentar a sua ansiedade e preocupação. Escolha fontes de informação de instituições oficiais.
Mantenha o contacto com amigos e familiares: Falar com pessoas de quem gosta e em quem confia é uma das melhores formas de reduzir a ansiedade, a solidão ou o aborrecimento durante o período de isolamento.
Use o telefone, o email, as mensagens e as redes sociais para permanecer em contacto com amigos e familiares. Fale “cara a cara” utilizando as videochamadas”.
Continue atento ao diálogo com a empresa e ao respeito por si próprio.
Não menos importante é o respeito ao diálogo social, promovido por representantes das empresas e empregados, com o objetivo de garantir os objetivos empresariais na modernização das relações laborais, mas sem esquecer da preservação e respeito aos direitos laborais garantidos e conquistados ao longo da história, em especial no que se refere à saúde e segurança do trabalhador.
Mantenha as suas rotinas e atividades habituais: Levante-se à hora habitual, vista-se e faça as refeições a horas.
Faça exercício físico e tenha uma alimentação equilibrada.
Este site pretende contribuir para o tema do teletrabalho, para ter sucesso no seu percurso profissional.

Este site pretende contribuir para o tema do teletrabalho, para ter sucesso no seu percurso profissional.
Sucessos.
Obrigado,
Frederico Carvalho
www.fredericocarvalho.pt
Veja também o Curso de Marketing Digital