Com o encerramento das escolas e a necessidade de distanciamento social, as empresas e organizações muitas empresas começaram a implementar trabalho remoto para os seus colaboradores.
Sem preparação, muitas pessoas precisam de adaptar-se rapidamente a novas formas de operacionalizar tarefas, liderar equipas e manterem a boa comunicação com stakeholders.
Reuni dicas de mães e pais que partilharam as suas ideias para conseguirem trabalhar em casa com crianças.
Se quiser acelerar o seu conhecimento, veja o Kit de Emergência Teletrabalho.
Pode fazer o download de todas as aplicações online e ferramentas, configurar o escritório mais high-tech do mundo em sua casa, mas se não estiver atento aos seus hábitos de trabalho, o seu sucesso pode ser prejudicado.
A sua capacidade de encontrar um equilíbrio razoável entre a família e as exigências da vida profissional está prestes a ser testada.
Planeie o seu trabalho de forma holística
Pretende trabalhar em casa e responder às necessidades da família (brincar, ajudar nos estudos, etc.) à medida que elas surgirem.
Pode ser um erro.
Tem que reservar um tempo para planear como vai abordar as tarefas, para não deixar de corresponder às expectativas no seu trabalho nem ter de trabalhar “24 horas por dia”, porque as exigências familiares retiram mais tempo do que o esperado.
No escritório, teve o luxo de trabalhar sem ser constantemente interrompido. Em casa, faça interiormente perguntas importantes:
- Precisa de silêncio para se concentrar e consegue?
- Quantas vezes vai precisar de realizar multi-tarefas enquanto trabalha?
- Consegue prever os melhores horários para receber chamadas?
Considere estas e outras perguntas para gerir o seu tempo e comunicar melhor as suas prioridades e a não subestimar os desafios futuros.
Alinhe expectativas com o seu chefe e colegas de equipa
Tentar manter-se a trabalhar em alta performance e também cuidar das crianças pequenas é completamente irrealista.
Mesmo as crianças mais velhas podem precisar de mais atenção do que o esperado. Os seus filhos pararam repentinamente todas as rotinas normais, desde interações na escola, desporto e atividades, e estão em casa todos os dias enquanto trabalha, por isso é normal que fiquem inquietos.
Certifique-se de partilhar com a sua chefia e equipa os obstáculos que vai precisar de gerir, para tornar a comunicação clara e a gestão de expectativas com os pés na terra.
Aborde todas as funções específicas do seu trabalho que serão afetadas por trabalhar em casa e confirme quais as tarefas com que pode comprometer-se. Isso vai ajudar a sua chefia a antecipar eventuais imprevistos ou problemas.
Prioridades e prazos alargados
O seu objetivo para as próximas semanas é cumprir com êxito os requisitos essenciais do seu trabalho, enquanto cuida da sua família, física e mentalmente.
Embora o atendimento ao mínimo exigido no trabalho tenha uma conotação negativa, comunicar com a sua chefia será a melhor estratégia para encontrar equilíbrio sustentável para superar as próximas semanas.
Certifique-se de que acompanha a sua equipa e obtém feedback explícito sobre os projetos em curso, para não estar a esforçar-se numa iniciativa com uma linha do tempo desatualizada.
O mesmo se aplica ao apoio dos colegas. Seja cuidadoso com o que realmente precisa versus o que deseja e defina prazos claros.
A entrega dos serviços e produtos ao cliente vai continuar a ser uma prioridade, mas certifique-se de passa essa informação às pessoas com quem mora.
Priorize o trabalho profundo
Se não está familiarizado com o conceito, o trabalho profundo é quando prioriza tarefas difíceis que recorrem a todas as suas reservas mentais e exigem foco singular.
É a sua maior vantagem competitiva e, de longe, o seu maior desafio quando se tem filhos: lidar com as interrupções.
Não é fácil entrar num estado de trabalho profundo quando os seus filhos podem passar no seu escritório a qualquer momento, interromper e fazer barulho.
Mas quando tem o telefone em modo vibração, silencia as notificações e usa aplicações para gestão de tempo que permitem manter-se focado nas suas tarefas, tudo será mais fácil. Maximize a sua produtividade, para depois ter mais tempo para desfrutar com a sua família.
É preciso resistência
Gerir a sua resistência física é uma das coisas mais importantes.
Significa dormir bem, comer saudável, manter-se hidratado e gerir o nível de stress, com os imprevistos do dia a dia.
Suspenda todas as suas notificações
Quem trabalha num computador, distrai-se, em média, a cada 10,5 minutos, com chamadas, notificações push, pausas para navegar nas redes sociais, etc. E em casa, as distrações são ainda mais. Por isso, é importante ter disciplina e, se necessário, desligar as notificações, para garantir menos distrações.
Comunicar bem, Comunicar melhor
Vai precisar de mais apoio do seu parceiro(a), por isso não faça suposições sobre como vai equilibrar o cuidado das crianças ou outras tarefas domésticas.
Partilhe os seus pensamentos e preocupações com antecedência. Se esperar até ficar realmente frustrado, é mais provável que se torne exigente ou culpe o seu parceiro(a) por não ajudar numa aspiração. É fundamental que avalie cada uma das necessidades, desejos e expectativas com frequência.
Táticas para um trabalho focado
Estabeleça o seu território de trabalho
Um conselho recorrente dos pais é designar um espaço de trabalho dedicado. O mais importante é poder fechar uma porta e trabalhar isoladamente. Mesmo se não tiver espaço limitado, ainda poderá encontrar maneiras criativas de incorporar um espaço de trabalho na sua casa.
Quando tem bebés
- Programe chamadas à noite, se funcionar para si e para a sua empresa.
- Experimente escrever de manhã cedo antes da criança acordar.
- Trabalhe com software que possa ser acedido através de diferentes dispositivos.
- Aproveite o tempo com o bebé.
Método Pomodoro
Você já ouviu falar do método de produtividade Pomodoro? A premissa básica é que faça sprints curtos de trabalho intenso e altamente focado por 25 minutos e faça uma pausa de 5 minutos (repita isso quatro vezes e depois faça uma pausa de 30 minutos).
Crianças
- Neste período, seja flexível com o tempo que eles passam a ver conteúdos em ecrãs.
- Experimente trabalhar com maior foco no início da manhã e à noite.
- Tag Team, ou seja agilize o tempo com o seu parceiro(a) para haver um revezamento se houver outro adulto em casa.
- Coordene as datas de brincadeira com amigos / vizinhos (quando isso é possível).
- Sugira ver um filme antes de uma chamada importante.
- Procure jogos online que reforcem a aprendizagem e que sejam divertidos e, simultaneamente, didáticos.
- Explique-lhes que precisa de trabalhar e quais as suas necessidades.
- Defina e imponha expectativas.
- Trabalhem juntos para criar uma lista de tarefas com eles.
- Defina em que zona da casa vai estar a trabalhar, para haver respeito por esse espaço.
- Crie zonas divertidas dentro de casa.
- Invista em materiais de artesanato e artes manuais para atividade lúdicas educativas.
As crianças e jovens podem estar assustadas ou confusas com o novo coronavírus. Podem também questionar o porquê das suas escolas estarem fechadas. Diga que todas estas medidas são preventivas e que as autoridades estão a trabalhar para impedir a propagação do vírus e, parte desse esforço, também é das famílias.
Estar informado sobre o que se passa, a partir de fontes seguras, é fulcral, mas é importante que não estejamos sempre à procura de informação de forma excessiva. Atualizar-se sobre o tema uma ou duas vezes ao dia é suficiente.
Esperamos que os conselhos tenham sido úteis e que tudo possa correr de forma mais tranquila.
Veja também Escolas encerradas: Quais os direitos dos trabalhadores?